Ribeira do Pombal: Alunos fazem protesto contra Faculdade Dom Luiz

0

Por acadêmicos e líderes do movimento

Na noite dessa terça-feira,26, alunos  da Faculdade Dom Luiz realizaram uma paralisação, em frente a instituição, localizada às margens da BR 410, bairro Pombalzinho. Os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, enfermagem e Agronomia se concentraram em frente ao portão para protestar contra a instituição de ensino superior de Ribeira do Pombal,que de  acordo com os estudantes,  a mesma está descumprindo a promessa de algumas melhorias dos vários cursos oferecidos, além da adequação do espaço físico visando atender a várias demandas. Ações propostas visando melhorias acadêmicas:

1- Reavaliação da carga horária, já que sofreu redução e por outro lado houve aumento do valor da mensalidade;
2- Melhoria do corpo docente, através de plano de cargos, carreiras e salários, estimulando à qualificação;
3- Atualização e ampliação dos laboratórios (novos laboratórios);
4- Reformulação da grade curricular, pois algumas disciplinas de importância para o profissional foram retiradas e outras de pouca importância foram ofertadas;
5- Melhoria da segurança no campus da instituição;
6- Oferta de curso de férias;
7- Melhoria da estrutura física das salas de aula, já que estão aglomerando estudantes de várias turmas em uma única sala de aula, causando dificuldade no aprendizado;
8- Instituição do sistema de pré-requisitos das disciplinas da matriz curricular;
9- Reconhecimento do curso de Engenharia Civil junto ao MEC, além de respostas sobre o motivo do primeiro pedido arquivado;
10- Apresentação prévia da grade curricular aos alunos;
11- Desenvolver projetos para climatização dos ambientes da faculdade;
12- Melhoria da infraestrutura da rede Wi-fi, com a criação de usuários de rede para cada aluno, aumento de velocidade da internet e aquisição de mais roteadores;
13- Ampliação e melhoria da estrutura de atendimento ao aluno;
14- Aprimoramento do portal acadêmico;
15- Melhorias significativas na modalidade de ensino EAD;
16- Implantação de monitoria para os alunos com dificuldades nos estudos;
17- Implantação de avaliação do desempenho do corpo docente pelos alunos, para melhorar a prática pedagógica e resultado de aprendizado dos alunos.

Muros mais seguros estão na pauta de reivindicações dos acadêmicos

Resposta da Faculdade Dom Luiz

 

Ribeira do Pombal, 27 de setembro de 2017 Prezada Comunidade de Ribeira do Pombal e Comunidade Acadêmica da Faculdade Dom Luiz, Informamos que a Faculdade Dom Luiz, IES 3669, credenciada pela Portaria nº 64 de 12/01/2005 e recredenciada pela Portaria 621 de 17/05/2012, com Conceito Institucional 3 e Índice Geral de Cursos 3, é uma instituição pertencente ao Grupo Unidom, com sede em Salvador. Nossa Faculdade sempre ofertou serviços de qualidade, devidamente atestados pelo Mec, conforme os resultados citados acima confirmam. Neste sentido, a constante revisão de nossos trabalhos acadêmicos e administrativos são uma marca.

No início de 2017 nosso grupo iniciou um trabalho de revisão de sua forma de estruturação acadêmica, atentando tanto para o momento de mercado de cada profissional em formação em nossos cursos e unidades, bem como o grau de competitividade que cada um enfrentará. Além de considerar os aspectos legais e regulamentares exigidos pelo Ministério da Educação e pelos Acordos Sindicais. Assim sendo, foram revisadas as matrizes curriculares dos cursos para que estivessem alinhadas com o perfil descrito e com as Faculdades que possuem conceitos 4 e 5 junto ao Ministério da Educação, metas da Faculdade Dom Luis para os próximos 5 anos em todos os seus cursos ofertados.

Na mesma perspectiva o cumprimento efetivo da carga horária legal de 60 minutos, determinada pelo Conselho Nacional de Educação e efetivada pela Convenção Coletiva do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia. Neste contexto, temos plena tranquilidade em afirmar que alinhamos nossos cursos com o que há de melhor e mais atualizado no mercado educacional e no perfil profissional em formação.

Além de termos instalações e laboratórios adequados às práticas educacionais que dão suporte e aporte ao funcionamento de cada um de nossos cursos. Como Instituição de Educação Superior – IES devidamente credenciada pelo Mec, nosso cursos são autorizados e reconhecidos, de acordo com as exigências legais e não há nenhum curso fora das determinações, todavia, os processos seguem um fluxo definido pelo ministério e sua finalização e consequente reconhecimento ou sua renovação, dependem do tempo do Mec e Inep. A estrutura administrativa e operacional de nossa Faculdade atende aos critérios do Mec e oferta, entre laboratórios de informática, com os sistemas e programas exigidos para os estudo das disciplinas, laboratório de física e química e entre outros, espaço para práticas do curso Engenharia Agronômica. Ao longo do segundo semestre, estão sendo tomadas providências para ampliar a segurança interna, visto que no ambiente externo cabe ao Poder Público.

Entre as melhorias relativas à segurança da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança Recredenciada pelo MEC – Portaria 621/2012– Diário Oficial da União de 18.05.2012 Entidade Mantenedora: Sessa – Sociedade de Educação Superior do Semi-Árido Ltda. CNPJ – 09.652.671/0001-01 BR 110, KM 07, s/nº, Pombalzinho – Ribeira do Pombal. CEP: 48.400-000. Telefone: (75) 3276-1731 Fax: (75) 3276-5050 www. http://unidom.com.br/rb/ nossa comunidade está a construção do muro ao final de nosso campus, instalação de catracas na recepção entre outros. Nossa Faculdade, como única IES presente na região, com oferta de educação presencial e a distância, sempre esteve em sintonia com as atividades realizadas no município, bem como com estudantes em estágio nos mais diversos campus e áreas do saber.

Estamos e estivemos sempre à disposição do diálogo e da troca com nossa Comunidade e no momento, nos estranha que um grupo específico tome providências e atitudes como as que estão em andamento, visto que a escolha de uma Faculdade é do estudante e sua formação passa a ser uma marca pessoal. Nós, como Grupo Unidom e Faculdade Dom Luís, apoiamos um processo qualificado e de construção conjunta, ao mesmo tempo em que repudiamos atitudes equivocadas, de impedimento às aulas e de baderna.

Atenciosamente,

Professor Charles Bruno Mendes Bulhões

Diretor de Unidade

Share.

About Author

Comments are closed.